Prefeitos gaúchos pedem ajuda ao governo federal para contornar prejuízos com a chuva


Representantes de municípios do Rio Grande do Sul, atingidos pelos temporais que devastaram a produção agrícola e pecuária, participaram de reuniões no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na quinta, dia 3. Eles reivindicam recursos financeiros e maior prazo para o plantio do trigo. Também pedem a recuperação de pontes e estradas para o escoamento de insumos para a produção.

No Estado, choveu mais de 600 milímetros nos últimos 60 dias. Segundo o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, José Adelmar Batista, a quantidade excessiva de água impede o plantio do trigo e prejudica o desenvolvimento das pastagens de inverno, o que atinge a bovinocultura leiteira.

As perdas na produção leiteira serão enormes. Vai ser preciso fazer a reposição de matrizes, pois algumas localidades, os animais foram carregados pela água. No caso do trigo, devemos ter um atraso de 60%. A maioria das regiões está fora do zoneamento, uma das reivindicações foi estender esse prazo. Evidente que vai ter quebra, mas queremos ter alguma produção, mesmo que menor – diz Batista. Leia mais.

Fonte: RuralBR

Copyright © 2020 Pastagem.org. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.