Modelagem auxilia na avaliação de sistemas agrícolas


Qual sistema de integração lavoura-pecuária é o mais eficiente para conservar carbono no solo? Como eles se comportam nos diferentes cenários climáticos prováveis? Uma área agrícola pode reter mais carbono no solo em relação à vegetação natural? Essas são algumas perguntas que dois projetos de pesquisa procuram responder para a região do Cerrado tocantinense, com o auxílio de uma ferramenta moderna: a modelagem computacional.

Um dos trabalhos traz como novidade a adaptação de um modelo computacional norte-americano às condições locais do Cerrado brasileiro. Por meio desse software, batizado de Century, será possível estimar a quantidade de carbono estocada no solo ao longo do tempo, simulando diversas condições de manejo, podendo inclusive considerar os impactos de diferentes cenários climáticos.

O software será alimentado com dados locais como precipitação, temperatura máxima e mínima do ar, informações sobre o solo, como granulometria, pH e densidade, e as quantidades iniciais de carbono encontradas nos diferentes compartimentos da matéria orgânica do solo e nos resíduos adicionados. Também servirão para a base de dados as relações carbono-nitrogênio desses materiais. "Esses dados, quando associados às informações sobre o histórico de uso e manejo do solo, possibilitarão que o modelo estime qual será o impacto dessas ações na dinâmica do carbono e do nitrogênio do solo ao longo do tempo. Por exemplo, o sistema de plantio aumentou, reduziu ou manteve o estoque desses elementos no solo?", detalha a coordenadora dos dois projetos, a pesquisadora Elisandra Bortolon do Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO).

O segundo projeto de pesquisa vai investigar a qualidade do solo buscando também avaliar o impacto das mudanças no uso e manejo do solo sobre os estoques de carbono e identificar possíveis limitações em sua capacidade de armazenar o elemento. Por exemplo, até que quantidade de carbono um determinado sistema é capaz de reter nas condições apresentadas?

Os dois projetos são complementares. As análises de solo realizadas no segundo trabalho contam com o financiamento da Fundação Agrisus - Agricultura Sustentável e alimentarão a base de dados do Century. Desse modo, os resultados das simulações do software serão fundamentais para determinar os melhores procedimentos buscando a sustentabilidade ambiental focada no ciclo de carbono. Leia mais.

Fonte: Embrapa

Copyright © 2020 Pastagem.org. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.