Recessão econômica afeta consumo interno de carne bovina


Na semana passada a agência de classificação de Risco Standard Poor’s rebaixou o rating de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil de BBB-, para BB+, retirando do país o selo de bom pagador. A decisão aconteceu após o Governo Federal mudar a previsão fiscal, apontando um déficit primário para 2016. Esse rebaixamento é apenas um dos reflexos da crise econômica que se agravou muito no último ano e deve permanecer crítica, se estima, pelos próximos três anos. É uma crise que se soma também a uma gravíssima crise política, e que está afetando o consumo interno de carne bovina.

As previsões econômicas para o Brasil, que já eram decepcionantes para 2015, devem permanecer ruins para 2016. A recessão do país está sendo puxada por uma combinação de fatores como o aumento da inflação, aumento das taxas de juros, diminuição do consumo das famílias, aumento do desemprego e crescimento do endividamento dos consumidores brasileiros.

O consumo de carne bovina se estima que deverá cair cerca de 7% em 2015 na comparação com o consumo do ano de 2014, apontam as projeções da Informa Economics FNP.

Enquanto isso o consumo da carne de frango deverá continuar em patamares elevados e muito provavelmente crescer ainda mais, pois os preços da carne de frango são significativamente inferiores aos da carne bovina. Vale destacar que o consumo per capita de carne de frango já é na atualidade 32% superior ao da carne bovina.

Contrariando a lógica da oferta e demanda, que diz que quando um produto ou serviço é pouco demandado, a tendência é que o preço desse item inicie uma trajetória de queda, os preços da arroba no boi gordo no Brasil não param de subir, apesar do esmorecimento no consumo interno de carne bovina. Hoje a arroba do boi gordo vale 42,3% mais que valia em 2013, por exemplo. O preço da arroba nesta quinta-feira fechou a R$ 145 /@. O valor é 17% maior se comparado com o mesmo dia em 2014. Leia mais.

Fonte: FNP

Copyright © 2020 Pastagem.org. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.