Lapig anuncia recepção de dados Geonetcast


O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), anuncia o funcionamento da plataforma de recepção, em tempo quase real, dos dados Geonetcast. Estes dados já estão sendo receptados pela antena alocada nas mediações externas do Lapig e, em especial, está receptando os dados do satélite GOES-16. Atualmente, o laboratório é a sexagésima nona (69ª) plataforma que mais utiliza o sistema, conforme noticiado pelo próprio blog da Geonetcast
 
Esse feito permitirá a potencialização de novos campos de pesquisa porque será ampliada a base de dados do Lapig, que já se destaca internacionalmente por disponibilizar em seu sítio dados públicos e gratuitos resultantes de pesquisas científicas, desenvolvidas por docentes e discentes utilizando dados de sensoriamento remoto provenientes de diversas fontes. 
 
Pesquisas relacionadas à previsão de tempo, possibilitando assim gerar alertas na ocorrência de eventos severos como queimadas e chuvas com granizo e, estudos da superfície do solo, bem como interações ambientais e antrópicas (humanas), com maior detalhamento temporal, serão alguns dos novos campos de pesquisa potencializados.
 
 

Texto: Mariana Gomes

Imagem: Mariana Gomes

Fonte: Comunicação Institucional Lapig

CAMPUS II Samambaia - Cx. POSTAL 131 - Goiânia - GO / CEP: 74001-970.
Telefone: (62) 3521-1360 / (62) 3521-1096
Email: contato@pastagem.org
Twitter: @pastagem_org