O ABC da prosperidade pecuária


Sérgio Raposo, da Embrapa Gado de Corte, elenca práticas que podem fazer a diferença em 2019. 

Um ano novo que começa com o otimismo da renovação. Não devemos perder as vantagens que o embalo desses momentos propicia. Se, como já escrevemos, a pior coisa que podemos fazer nas épocas de crise é não fazer nada, acelerar as ações na retomada é o certo a se fazer. 

Com intuito de encorajar os pecuaristas a irem nesta direção, fizemos uma lista de verbos em ordem alfabética que acreditamos ser o “ABC da prosperidade”. Nenhum deles é novidade, mas todos merecem ser lembrados de vez em quando.

Eles podem ser efetivados isoladamente ou em grupo, conforme a capacidade e a conveniência de cada um. Seja do jeito que for, eles têm grande chance de causar impacto positivo na produção e na sua eficiência técnica/econômica.

Segue alguns verbos do ABC:

Adubar – Esse verbo é pouco conjugado na pecuária. A questão é que não existe nenhuma riqueza que exploremos que seja inesgotável – e a fertilidade do solo não foge à regra.

Baratear (compras e serviços) – Reduzir custos deve ser rotina em qualquer empreendimento, mas na pecuária, onde o preço do produto é determinado pelo mercado, isso assume uma importância ainda maior.

Consultar (técnicos) – Assim como a adubação, pagar consultores técnicos não faz parte do dia-a-dia do pecuarista.

Diversificar – Esse verbo pode trazer os maiores benefícios, mas também deve ser aquele com o qual devemos ter mais cuidado, pois uma nova atividade traz consigo as dores do aprendizado.

Eleger (prioridades) – Esse é do conjunto de verbos gerenciais e tem a importância de olhar a fazenda como um todo, analisar os gargalos e ranqueá-los.

Focar (nas prioridades) – Também da família dos “gerenciais”, essa ação procura apenas garantir que não coloquemos o planejado em risco por distrações com pontos menos importantes, mas que às vezes são mais atraentes.

Gerenciar (mesmo!) – Não há produtor que não gerencie sua propriedade. O lembrete desse verbo aqui é para que o gerenciamento seja efetivo, seguindo o ciclo: planejar, checar, analisar e corrigir (quando necessário).

Harmonizar (produção e ambiente) – A pecuária tem sua imagem muito ligada ao desmatamento e a outros problemas ambientais. Leia mais.

 

Fonte: Portal DBO

 

CAMPUS II Samambaia - Cx. POSTAL 131 - Goiânia - GO / CEP: 74001-970.
Telefone: (62) 3521-1360 / (62) 3521-1096
Email: contato@pastagem.org
Twitter: @pastagem_org