Com tecnologia inovadora, pecuarista poderá pesar o rebanho sem deslocar o gado até a balança


Nesta quarta, 20, o Giro do Boi recebeu em estúdio o empreendedor Pedro Coutinho, responsável pela startup Olho do Dono, uma ferramenta inovadora que irá viabilizar a pesagem de bovinos sem levá-los até a balança no curral. Ao programa, ele explicou como isto é possível.

“O boi vai passar na frente da câmera e, à medida em que passa, as câmeras capturam as imagens e fazem automaticamente toda a reconstrução 3D, extraindo mais de 500 indicadores do boi. Baseado nisso, a gente pesou 15 mil bois em todos o Brasil na balança e nas câmeras para fazer a calibragem delas e conseguir, a partir destas imagens, fazer a reconstrução 3D e apresentar o peso”, explicou. A tecnologia foi validada após um ano de conversas com pecuaristas, além de outros quatro de pesquisa e desenvolvimento até o lançamento da ferramenta.

Coutinho detalhou também o objetivo e para quais serviços a tecnologia será útil. O empresário lembrou que, de maneira geral, um rebanho de gado de corte no Brasil passa por duas pesagens ao ano, em maio e novembro, épocas de vacinação contra a febre aftosa em que lotes são obrigatoriamente deslocados ao curral. “Mas se acontecer alguma coisa no meio do caminho, como você vai mudar a ração, mudar de pasto, fazer o tratamento correto, vai identificar boi doente? O Olho do Dono foi criado pra isso, acompanhar com frequência e permitir ao pecuarista ter mais lucratividade com bem-estar animal também”, resumiu, ressaltando a dificuldade que muitos pecuaristas, sobretudo os proprietários de fazendas maiores, têm para levar seus animais até a balança no curral.

A ideia surgiu quando uma grande propriedade buscava identificar o valor de seu rebanho, estimado em 30 mil cabeças, mas com pesos variados por ter categorias diversas. Com dificuldade de fazer a pesagem de todos os animais, Coutinho apresentou a solução, inspirando-se em uma tecnologia similar a uma utilizada para o mesmo fim em minério de ferro. Leia mais.

 

Fonte: GIRO DO BOI

 

CAMPUS II Samambaia - Cx. POSTAL 131 - Goiânia - GO / CEP: 74001-970.
Telefone: (62) 3521-1360 / (62) 3521-1096
Email: contato@pastagem.org
Twitter: @pastagem_org